7 de dezembro de 2005

“A enorme grandeza do cristianismo reside no facto de não procurar um remédio sobrenatural contra o sofrimento, mas sim uma prática sobrenatural do sofrimento.” Simone Weil, A Gravidade e a Graça (ed.Relógio d´Água) no Guia dos Perplexos.

3 comentários:

Joao Galamba disse...

Caro "a-bordo",

Ha uns tempos deixei aqui uma recomendacao do Livro Sources of the Self do Charles Taylor. Esta familiarizado com o autor?

Ontem publiquei uma citacao de Taylor que retirei do A Catholic Modernity que penso poder interessar-lhe. O que acho interessante no Taylor e' o facto de ser seguidor de dois filosofos que tornaram transcendencias platonicas impossiveis de sustentar (Hegel e Heidegger)e no entanto manter inabalavel a sua fe catolica.

A frase da Weil 'e excelente e esta totalmente de acordo com o pensamento religioso do Taylor

nota: eu nao sou crente

a-bordo disse...

olá... primeiro um pedido de desculpa; não li a indicação do livro nos meus comentários; não sei a que isso se deve; mas se foi por aqui colocado, passou-me; conheço Taylor de ouvir falar, embora reconheça devia conhecer melhor:), por uma série de razões, uma delas porque de certo modo, Taylor pela abertura que tem em relação à filosofia contemporânea, representa, dentro das águas em que me movo, algum contraponto a MacIntyre – um dos meus autores de referência, um dos autores que como Taylor tem posto em evidência um certo renascer da necessidade de pensar o aristotelismo na cena filosófica contemporânea; Taylor, repare que falo sempre em função de fontes em segunda mão, sendo aquilo que acabei de afirmar, já devia ter sido lido porque me daria oportunidade de medir a pertinência do novo aristotelismo de MacIntyre que se quer vivido num regime de rivalidade em relação a muito – quase tudo – o que depois do Iluminismo a filosofia fez de primeira importância. Dito isto, é a minha vez de saudar o trabalho que vai sendo feito no metablogue. Poucas vezes, tenho aprendido tanto… Um grande abraço.

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! »