14 de abril de 2005

O amigo C.A.P. colocou entre a espada e a parede a minha falta de jeito para a interactividade bloguística. E assim, tendo-lhe prometido responder, faço aqui o melhor que posso para dar conta do recado. Eis, então, as respostas.

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser? - A “saga” do Capitão da marinha inglesa, Hornflower, ou assim julgo que se chama, que li por volta dos doze anos e que nunca mais voltei a encontrar.

Já alguma vez ficaste apanhadinho por um personagem de ficção? - Destaco apenas as que me chegaram por dois autores. Vivi muita paixão com Justine e Cleo, e com outras personagens do Quarteto de Durrell; vivi muito do que não sei com as personagens de Dostoievski, sobretudo, com Aliocha e Zossima.

Qual foi o último livro que compraste? - Em livraria: Representações sobre o desejo de Sarmento Manso, Edições Mortas, nascido esta semana; da mesma editora, Não há mais que nascer e morrer de Rui Lage. Em net: H.H. Ben-Sasson, A História do Povo Judeu. (Obrigado Nuno)

Qual foi o último livro que leste? - Aqui, as coisas complicam-se: porque, por vezes, sou um leitor sistemático – leio livro atrás de livro do mesmo autor, ou com a mesma temática; numa fase dessas, a resposta seria fácil; não é o caso: estou na fase de tudo a monte; ainda assim, embora tenha fechado alguns, quatro ou cinco, quase ao mesmo tempo, o último dos últimos foi Mares do Sul, de Vázquez Montalbán, do qual vou deixar dentro em breve curiosíssima citação.

Que livros estás a ler? - No monte, concentro a atenção em Paul Tillich, Uma história do pensamento cristão, onde é feita uma história polémica na perspectiva da Reforma.

Que livros (5) levarias para uma ilha deserta? - Não apreciaria nada ir para uma ilha deserta. Mas ainda assim…
A Bíblia.
O Fausto de Thomas Mann.
Sem saber muito bem porquê, o Rei Lear de Shakespeare.
Já agora, também, Hamlet: para não me sentir tão desgraçado.
Qualquer coisa para a imaginação: Ursula K. Le Guin, por exemplo.

A quem vais passar este testemunho (três pessoas) e porquê? - Estava para dizer este ou aquela. Mas, faço como o Ma-Schamba.

E os vencedores são? - Não sei. Falo por mim, ao passar pela cadeia, já ganhei algumas curiosidades.

7 comentários:

CAP disse...

:)
C. S. Forester? Acho que também li.

jpt disse...

A Biblia, sim senhor

a-bordo disse...

Ao viajante JPT obrigado pela paragem neste porto... CAP: penso que o autor é esse; tens mais alguma informação adicional?
um abraço a ambos

CAP disse...

Infelizmente, não. Já mal me lembrava dessas aventuras. Eu era mais Verne.

a-bordo disse...

CAP, ok, já fiquei pelo menos com o nome do escritor; pode ser que um dia destes venha o resto; quanto ao Verme, também, tive a minha fase de Nemo, mas nunca com a força do capitão inglês; abraço.

Anónimo disse...

Very nice site! miami license plate frames manufacturers face lift 26 mini 26 vancouver bc Adipex p brand name wool coats Setup my laptop Financial advisor surfside Foxs backpacks Baracuda g 4 pool vacuum cleaner Cures for impotence with depression disk file free hard recovery ware call center case study snowboard coat

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... laser eye surgery in reno Allergy support Meridia meridia a Cheap calls new caledonia airline tickets Playstation 3 cpus Foam folding bed chair http://www.flowers-3.info/Answeringservicesite.html Waterbed manufacturers association Do it yourself repair ge refrigerator Dental education continuing class