5 de janeiro de 2005

Sanders, A verdadeira história de Jesus, Notícias, Cruz Quebrada, 2004. Este livro vive num registo de rigor e também por causa disso, dada a natureza problemática do assunto, a história da vida de Jesus, num registo de alguma cautela. Colhemos aqui informações acerca do que pode ser dito acerca da vida de Jesus, e que podem ser sustentadas com segurança suficiente. Que viveu, quando viveu, quando começou o seu Ministério, que teve discípulos, e, por exemplo, o que se pode saber do processo que O conduziu à morte. Outras informações contextualizam a Sua vida no ambiente social e político da época e outras contextualizam o Seu pensamento em função do pensamento religioso que lhe era próximo. Assim, não é de estranhar que Geza Vermes seja trazido às páginas da Verdadeira História. E que haja um enfoque no Judaísmo de Jesus. Contudo, se Jesus é aqui claramente colocado na longa tradição que o antecede e o forma, é mostrado naquilo que dela é desviante. Assim, o livro remete para o Desafio de Jesus de Wright e para algumas das conclusões que aí são tiradas. A consciência da Sua autoridade no que diz e no que faz. Mas se em Wright estas assumem algum carácter polémico pela ênfase que tomam, então uma boa sugestão de leitura será a de ler os dois livros em contraponto.

7 comentários:

marvin disse...

Também ando a ler este Sanders. :)
Um abraço.

marvin disse...

Já agora, há tradução portuguesa desse livro do Wright? Se sim, qual é a editora?

a-bordo disse...

Desculpa o atraso na resposta; quanto ao que perguntas: que eu saiba não; li-o em inglês; muito, mesmo muito, esquematicamente dei notícia no mostarda. Por aí se pode encontra um cheiro daquilo em que consiste o desvio de Jesus.

a-bordo disse...

E já agora: na fase de leitura em que te encontras, o que achas da Verdadeira História?

marvin disse...

Estou nos "Milagres". Gosto da perspectiva, mas não me parece que acrescente muito a boas leituras teológicas. Mas depois falamos.

Anónimo disse...

Excellent, love it!
tennis ball machine drills Solve debts canada Buy celebrex keyword arts

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » »